PARÓQUIA

Histórico da Igreja Jesus Cristo Bom Pastor

O Bairro do Jardim do Lago foi inaugurado no dia 15 de setembro de 1984, dia do aniversário da cidade de Limeira, com a entrega das chaves, aos futuros moradores, nas dependências da Caixa Econômica Federal. A Comunidade Jesus Cristo Bom Pastor iniciou os seus trabalhos no Bairro no dia 12 de outubro de 1984, com a celebração da Santa Missa no quintal da residência de José Aparecido e Célia Regina Schibelsky de Almeida, na Rua José Joaquim Duarte do Páteo nº 343, onde residem até hoje. Após a primeira missa, a Comunidade foi se organizando com reuniões semanais que aconteciam nas casas dos moradores, sempre acompanhadas e orientadas pelos Ministros Leigos da Paróquia de Santa Terezinha, Roberto Campos e José Medeiros (em memória). As primeiras casas onde aconteceram os encontros da Comunidade foram das famílias, Abdias e Irani Aragão, Francisca Ribeiro Pires da Silva (Chica) e Warnez, Iolanda e Paulo Pavani, Wandecy Rodrigues e João, Nadir e João Novais e José e Aparecida Vonzubem. As referidas reuniões eram sempre acompanhadas por uma pequena imagem de Nossa Senhora das Graças que permanecia na casa, que a acolheu, até a próxima reunião.

Após a desocupação do barracão de alojamento dos operários da obra do bairro, liberaram-se as dependências do mesmo para que fossem celebradas as missas, que eram nas manhãs de domingo às 09 horas. O salão também servia à Associação de Bairro, que tinha as suas atividades nos sábados à noite com a realização de festas e bailes. As duas salas menores, onde anteriormente funcionava o escritório da obra, eram utilizadas para os encontros de catequese, formação para o Batismo e também, mais tarde, para aulas da pré-escola.

Frente às dificuldades, em julho de 1987, Padre Arlindo De Gaspari, da Paróquia de Santa Terezinha, a qual pertencia a Comunidade, e o Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Dom Fernando Legal, conseguiram junto ao então Prefeito da cidade, senhor Jurandyr Paixão de Campos Freire, a troca de um terreno da Diocese no Jardim Nossa Senhora do Amparo pelo terreno do antigo barracão. Efetuada a transação, deram-se início as obras da construção do Salão para abrigar a Igreja, já denominada Jesus Cristo Bom Pastor.

A pedra fundamental do referido Salão-Igreja foi assentada no dia 24 de abril de 1988, em solenidade presidida pelo Padre Arlindo De Gaspari, acompanhado pelo então seminarista Wagner Aparecido Ambruster e o senhor Almerino Roque, doador da imagem do Bom Pastor, bem como de toda a estrutura metálica da cobertura do Salão-Igreja.

A cerimônia contou, no seu início, com uma procissão saída da Capela de Santo Antonio de São Lourenço, então chamada “da Graminha”, com a imagem de Jesus Cristo Bom Pastor e introduzida na área alicerçada da construção para a benção e assentamento da pedra fundamental, que foi acompanhada por todos os fiéis da comunidade, alegremente animada pelos cantos conduzidos pela Irmã Margarida Detone.

Com o esforço e a unidade de toda a Comunidade, em pouco tempo foi erguido e coberto o Salão onde puderam ser realizadas as Santas Missas, os Batizados, as Cerimônias da 1ª Eucaristia e Crisma e algumas festas, no interior do Salão-Igreja.

A partir de 21 de agosto de 1991, quando a Paróquia de Santa Ana foi instalada, deixamos de pertencer à Paróquia Santa Terezinha.

No dia 08 de outubro de 1995, a Comunidade Jesus Cristo Bom Pastor passou a ser Setor Jesus Cristo Bom Pastor, em missa presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Dom Ercílio Turco e concelebrada pelos padres Arlindo De Gaspari e Israel Alves de Souza, tomando posse nos trabalhos da Comunidade o então padre Wagner Aparecido Ambruster.

O Setor começou a organizar-se com trabalhos pastorais e religiosos, juntamente com a Comunidade de São Marcos do Jardim Aeroporto, bairro vizinho. Porém, em 10 de maio de 1998, Padre Wagner despediu-se da comunidade com uma missa. Desta forma, cancelou-se o título de Setor, retomando os trabalhos na comunidade o Padre Israel Alves de Souza.

Com o crescimento da Comunidade, sentiu-se a necessidade da construção de uma Igreja maior e definitiva. Com o incentivo do Padre Israel Alves de Souza, os fundamentos da nova Igreja iniciaram-se no ano de 2001.

Em 2003, foram concluídas as obras do alicerce e, em baixo da parte dos fundos, foram construídos um pequeno salão, uma cozinha, dois banheiros e cinco salas que servem para a catequese, reuniões e eventos sociais.

Entre os anos de 2003 até 2006, após diversas paralisações da obra, foi aumentada a área final do templo sendo construída uma laje nos fundos, fazendo com que o templo chegasse à cerca de 900 m2 de área, num quadrado de 30m x 30m. Esta laje, de 5m x 30m, formou uma área coberta nos fundos da parte de baixo, dando maior conforto às crianças da catequese com o abrigo contra chuvas.

No dia 23 de julho de 2006, com a visita do senhor Bispo Dom Augusto Zini Filho, tivemos a apresentação do Padre Vitor Tomé Minuti como novo responsável pela Quase-Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor, em missa concelebrada pelos Padres Arlindo De Gaspari, Israel Alves de Souza, Sebastião Sérgio Cabral de Vasconcelos e José Minuti, irmão do Padre Vitor vindo da cidade de Quaratinguetá - São Paulo.

Finalmente, em 30 de dezembro de 2007, revestidos de imensa alegria, vislumbrando a nova Igreja erguida e coberta, tivemos a honra de receber o nosso querido Bispo Dom Vilson Dias de Oliveira para oficializar a instalação da Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor bem como abençoar o assentamento da pedra fundamental.

Eva de Fátima

 
NOTÍCIAS

DESTAQUE

Rua José Joaquim Duarte do Páteo, 222 – Jardim do Lago – Limeira – SP - Cep 13.481-603 – Tel 55 19 3442-6134

        admin. web:tmateusberaldo@hotmail.com